top of page

Motivação

Em virtude do elevado consumo de energia elétrica e do seu impacto na sociedade atual, quer para os pequenos consumidores, quer para a indústria, os níveis de exigência no que diz respeito à qualidade e continuidade do fornecimento de energia estão cada vez mais elevados.

É então baseado neste pressuposto que surgem os Trabalhos Em Tensão (TET) e que consistem num conjunto de técnicas que permitem aos seus executantes, auxiliados por equipamentos e ferramentas adequadas, realizar trabalhos de manutenção nas linhas elétricas sem a necessidade de que estas sejam retiradas de serviço.

Os TET são realizados por equipas de trabalho altamente especializadas e requerem um elevado nível de segurança, uma vez que se trata de uma atividade na qual o risco de acidente grave é muito elevado.

Desta forma, todos os equipamentos e ferramentas utilizados pelas equipas de TET são sujeitos a inspeções periódicas de forma a garantir a segurança dos executantes.

A dissertação a que me proponho, “Comportamento dielétrico dos equipamentos para Trabalhos Em Tensão (TET) e seu controlo laboratorial”, surge então da necessidade de realização de ensaios de isolamento aos equipamentos de TET e da forma como Laboratório de Alta Tensão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (LAT-FEUP) pode ser utilizado para esse efeito oferecendo assim um apoio à indústria neste setor.

bottom of page