top of page

Agradecimentos

Ao longo das dezoito semanas que constituíram o tempo espectável para a realização da presente dissertação foram vários os desafios que me propus a ultrapassar.

Foram dezoito semanas de esforço, trabalho, frustração e desânimo… Mas foram também dezoito semanas de aprendizagem, desenvolvimento pessoal, amizade e companheirismo de que venho agora colher os frutos.

É então com um sincero “Muito Obrigado” que agradeço a todas as pessoas que me apoiaram e aconselharam ao longo deste percurso.

Ao meu orientador, alguém com quem aprendi muito sobre o que é ser um engenheiro e alguém que terá sempre algo para me ensinar, o Prof. Dr. António Machado e Moura, por ter aceitado orientar o trabalho desenvolvido ao longo destas dezoito semanas, por toda a ajuda e por todos os conselhos que permitiram com que todo este esforço valesse a pena e pelo privilégio que foi trabalhar no LAT-FEUP.

Ao Tomás Sapage, pela amizade e companheirismo e por toda a ajuda que deu no laboratório na realização de todas as montagens e ensaios.

Ao Eng. Paulo Rodrigues e à Painhas S.A. pelos equipamentos de TET cedidos.

Ao Eng. José Miguel Pinto, Engª. Marisa Costa e Sr. Fernando Nunes da Eurico Ferreira S.A. pelos equipamentos de TET cedidos bem como todas as informações e esclarecimentos sobre os TET e pela oportunidade de poder ver no terreno a equipa de TET da Eurico Ferreira S.A.

Ao Eng. Rui Martins do Labelec por ter acedido ao pedido de visita às instalações do Labelec bem como ao Sr. Jorge Marques por toda a simpatia, disponibilidade e ajuda que foram cruciais para a correta realização dos ensaios.

Ao Eng. Paulo Cabral do IEP pela documentação sobre laboratórios de alta tensão e pelos esclarecimentos relativos ao processo de acreditação do LAT-FEUP.

Ao Prof. Joaquim Gabriel Mendes por ter cedido prontamente um equipamento fundamental para a realização dos ensaios e à Engª Viviana Pinto pelo fornecimento de materiais e soluções.

À Margarida, a minha namorada, por toda a paciência, compreensão, disponibilidade e carinho bem como aos seus pais, Sr. Fernando e Dª Ana por todos os jantares nas noites em que tive que ficar a trabalhar no laboratório.

A todos os meus amigos, que não são muitos mas são muito bons, pela amizade, ajuda e momentos de alegria e distração.

Por fim, aos meus pais, a quem devo tudo e à minha família.

A todos vocês, o meu muito e sincero obrigado!

 

 

Vítor Filipe Correia de Sousa

bottom of page